O GRUPO

palavraemdança

Palavraemdança surge como espetáculo produzido por Anderson Ribeiro, Iaggo Berbet e Martin Domecq e se estrutura desde 2018 como um grupo de produção artística voltado para um trabalho de pesquisa e experimentação, que fusiona música, poesia e dança.

Atualmente o grupo trabalha com uma versão do seu primeiro espetáculo num formato totalmente digital e vislumbra as novas produções que continuarão seguindo o tríplice aspecto artístico que caracteriza a sua identidade.

Anderson Almeida Ribeiro

Nascido em 09/02/84, formado em Biomedicina pela Universidade Estadual da Santa Cruz (2006) e em Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal do Sul da Bahia (2019). Sua formação musical autodidata permitiu ter contato com as mais variadas influências sonoras, que abrangem o rock, música popular brasileira, minimalismo, música eletrônica, reggae, jazz e música eletrônica.

Desde 2019 vem concorrendo com seus trabalhos, junto com outros lançamentos do estado, para melhor disco baiano (no site Elcabong). 

Desenvolve trabalhos como músico de estúdio na região sul da Bahia, criação de trilha sonora para espetáculos e oficinas. É co-produtor e músico do grupo Palavraemdança.

Durante o período de 2004 a 2010 foi integrante da banda Direrock´s, que não deixou registros fonográficos mas proporcionou a iniciação ao contato com o público e um desenvolvimento embrionário de composições autorais.

Durante o período de 2013 a 2017 foi organizador de alguns eventos culturais em Coaraci, como o projeto Som na Praça. Este projeto consistia em levar música, teatro e poesia para todas as praças e para um público que não tem acesso a cultura.  Estes espetáculos revitalizaram a produção teatral coaraciense (reativando o grupo teatral Caras Pintadas) e revelaram novos talentos da música. 

O festival Rock for Friends (2013) e o Experimentália Music Festival (2017) foram eventos que tiveram como principal fruto o estímulo da cena musical sul baiana, dando um enfoque especial na produção autoral das bandas que participaram destes eventos. 

Hoje é integrante da banda Pecados Capitais (banda fundada em 2014), que na região sul da Bahia vem desenvolvendo um forte trabalho autoral, lançando uma série de singles e EP. A linguagem musical da banda passeia por uma fusão do rock com outros estilos, tendo reconhecimento no cenário musical e se apresentado em diversos festivais (Festival da Boa Música – Itacaré – 2019) e shows em Itabuna e cidades vizinhas. 

Iaggo Berbet

Iniciou seus estudos em dança no Ballet Danser em Coaraci-BA e deu continuidade a sua formação na Ballare Stúdio de Dança em Itabuna-BA, onde concluiu sua graduação em ballet clássico através da Royal Academy of Dance. De forma complementar, participou de cursos de jazz, contemporâneo, ballet moderno e ballet clássico com grandes nomes da dança no Brasil e no mundo.

Fez parte da Companhia de Ballet do Rio de Janeiro.
Apresentando seus trabalhos como bailarino profissonal e coreógrafo, através de concursos e audições, foi contemplado com bolsas para cursos de férias internacionais em instituições como: Joffrey Ballet e School e American Academy of Ballet.

No ano de 2018 foi indicado ao prêmio de melhor bailarino nos festivais competitivos Dança Conquista e Ballace Promoções Artísticas e premiado como melhor bailarino no festival competitivo “Dança Sul Bahia”, que lhe rendeu sua primeira experiência internacional como bailarino, no Salzburg International Ballet Academy, na Áustria.
Idealizador e diretor do Amor’in Concert, espetáculo de dança e música ao vivo, que circulou na região em 2019.

Hoje, no Brasil, é diretor Artístico da ECOAR Companhia Jovem de Dança, bailarino profissional e coreógrafo (DRT: 0010797/BA), licenciando em Artes pela Universidade Federal do Sul da Bahia, professor de dança e co-produtor, coreógrafo e bailarino do grupo palavraemdança.

Martin Domecq

É graduado em filosofia pela Universidade de Buenos Aires e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Trabalhou como encenador em Buenos Aires e em Salvador. Sua produção se caracteriza pelo seu caráter experimental e pela hibridação das linguagens.

De seus trabalhos em Buenos Aires destacam-se Aparición de Ofelia, peça para bailarina e piano baseada em poemas de Juan L. Ortiz, e Iglú peça para bailarino, atriz e piano com música contemporânea interpretada por Nora Garcia.

De seus trabalhos em Salvador destacam-se Fora de casa (texto e direção), Fases (direção) e Gaza 2018 (texto e direção). Por Fora de casa, a atriz Sonia Leite foi indicada para o prêmio Braskem melhor atriz. Também colaborou com vários trabalhos do diretor baiano Márcio Meirelles (entre eles Drácula).

Participa como colaborador da Universidade Livre de Teatro Vila Velha desde sua criação. Na atualidade continua pesquisando sobre o potencial cênico de textos poéticos e sobre modalidades de encenação em espaços naturais. O projeto Fases desenvolvido na orla de Salvador com a atriz Adriana Gabriela foi seu primeiro experimento nesta linha. Realiza regularmente oficinas no teatro Vila Velha e atua como docente na Universidade Federal do Sul da Bahia.

No contexto de seu trabalho como professor dessa Universidade, desenvolveu o projeto Palavraemdança com os artistas Iaggo Berbet e Anderson Almeida Ribeiro.

contato

TELEFONE:
Anderson Almeida Ribeiro
WHATSAPP: (73) 99130-5218

Iaggo Berbet
WHATSAPP: (73) 98139-6738

Endereço:
Rua Bartolomeu Mariano, nº344, Pontalzinho, Itabuna – Bahia

Endereço:
Rua Reinaldo de Andrade Souza, 350, Fátima, Itabuna – Bahia

SIGA-NOS